A REGIÃO

DESTINO UVA E VINHO
SERRA GAÚCHA

A Região Uva e Vinho, na Serra Gaúcha, hoje é composta por 47 municípios, quais sejam: Antônio Prado, Barão, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Camargo, Carlos Barbosa, Casca, Caxias do Sul, Ciríaco, Cotiporã, David Canabarro, Flores da Cunha, Fagundes Varela, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Ipê, Monte Belo do Sul, Muliterno, Nova Alvorada, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Protásio Alves, Santa Tereza, Santo Antônio do Palma, São Domingos do Sul, São Marcos, Serafina Correa, Vanini, Veranópolis, Vila Flores, Vila Maria, Vista Alegre do Prata.

A região possui na paisagem um de seus mais belos patrimônios. São morros, colinas, vales e rios que se constituem em um ambiente com inúmeras opções , atividades e possibilidades de visitação.


As atrações encontram-se em microrregiões com características que lhe atribuem os diferenciais como a Rota dos Trigais, Compras e cultura, Thermas e Longevidade, Vinhedos e Vales da Serra.

Com uma infraestrutura turística muito qualificada , encontra-se em processo de inovação constante o que resulta na hospitalidade e nos processo de certificação do Bem Receber e da Economia da experiência.

Possui serviço de Receptivo através de Agências e Operadoras de Turismo, concierges de Hotéis e Pousadas, além dos Centros de Atendimentos ao turista.


lorem ipsum

lorem ipsum 

Microrregiões

Isto é um texto. Clique para editar

Região Uva e Vinho da Serra Gaúcha

Microrregiões

As Microrregiões constituem-se em conjuntos de municípios da Região Uva e Vinho, os quais desenvolvem o setor turístico a partir de algumas afinidades: seja na cultura local, tipos de atrativos turísticos e até mesmo roteiros turísticos integrados. Atualmente, a Região Uva e Vinho está dividida em cinco microrregiões, as quais garantem a diversidade da oferta turística por suas peculiaridades. Estas microrregiões são denominadas da seguinte maneira:

As microrregiões da Região Uva e Vinho

Vales da Serra

A microrregião 4 é composta pelos municípios de Antônio Prado, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e São Marcos. O nome Vales da Serra se refere às paisagens, pois os municípios em questão estão protegidos por lindos vales, que enchem de encantamento os olhos mais atentos. 


A rota Vales da Serra terá a opção de vários roteiros integrados, no dia 10 de junho de 2008, foi lançado o roteiro integrado “Experiência Viva”, o mesmo tem como proposta a vivência da cultura local. A cultura desta região esta inserida na vida local do povo. Nas casas antigas, no dialeto vêneto, na religiosidade, no artesanato, na gastronomia, alem de outros exemplos que fazem parte do dia-a-dia das comunidades.


Fazem parte os municípios:

Termas e Longevidade

Belas paisagens, riquezas em águas termais, diversidade cultural, expressões da regionalidade e farta gastronomia típica, juntamente com a simplicidade e a alegria das pessoas tornam o Roteiro Termas e Longevidade um passeio inesquecível.


Essa microrregião, composta pelos municípios de Protásio Alves, Nova Prata, Vila Flores, Veranópolis e Cotiporã, guarda o que há de mais autêntico na Serra Gaúcha, combinado com particular harmonia, características históricas e elementos contemporâneos. Esses fatores proporcionam uma viagem de resgate das origens e valorização de aspectos simples como uma bela vista e um bom prato à mesa.


Para maiores informações, acesse o site www.termaselongevidade.com.br


Municípios que integram:


  • Protásio Alves
  • Nova Prata
  • Vila Flores
  • Veranópolis
  •  Cotiporã

Rota dos Trigais

A Rota dos Trigais traz em sua bagagem a marca da cultura e tradição, preservando usos e costumes dos descentes da imigração italiana e polonesa, habitantes desta região, que contribuíram com a formação do povo gaúcho.


Na Rota dos Trigais as videiras diminuem dando lugar aos trigais, que diversificam a economia, fazendo um elo entre a simplicidade e modernidade, apresentando farta gastronomia, tradicionalismo gaúcho, as romarias e templos religiosos, a arquitetura italiana e polonesa, os produtos artesanais, a literatura, os eventos técnicos científicos e culturais, formando um contexto diversificado, de saberes, de crenças e hábitos peculiares.


A Rota dos Trigais, onde no inverno o amarelo dourado predomina nas colinas, com muitas cascatas e mata nativa, proporciona atividades de aventuras inesquecíveis, ainda permanece viva a fé e a religiosidade.

Composta por 6 municípios da Região Uva e Vinho, Casca , Santo Antônio do Palma, Nova Araçá, Nova Bassano, Marau e Nova Alvorada, a Rota dos Trigais aguarda sua visita e reserva experiências incríveis com seus atrativos.

1ª Colônia da Imigração Italiana

O Roteiro tem como objetivo resgatar e preservar a cultura trazida pelo imigrante, como por exemplo o "Talian", também conhecido como dialeto vêneto do norte da Itália, além de trazer turistas para conferir o que há de mais autêntico no Destino Uva e Vinho da Serra Gaúcha: a gastronomia, a fé e a arquitetura.


Num primeiro momento a ideia é oferecer ao turista o passeio realizado de carro, mas se tem o objetivo de amadurecer o projeto e no médio e longo prazo transformá-lo no que hoje acontece no "Caminho de Santiago de Compostela", trajeto formado por um conjunto de rotas situadas na Europa, onde existem inúmeras possibilidades de visitas e muitas rotas de peregrinação.


O Roteiro diferencia-se também pelo público-alvo, cujo objetivo é atender ao turista bem qualificado, sedento de informações e histórias genuínas sobre a imigração no Rio Grande do Sul.

Compras e Cultura

Diferenciadas por serem roteiros de compras, as cidades de Guaporé, Serafina Corrêa e Vista Alegre do Prata compõem a Microrregião Compras e Cultura.

Isto é um título.
Clique para editar

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.