Imagem capa - Grupo gestor define ações para o turismo na Região Uva e Vinho por liliane

Grupo gestor define ações para o turismo na Região Uva e Vinho

A Atuaserra, Instância de Governança Regional Uva e Vinho – IGR, tem unido forças com os municípios da Região e demais associados com foco em buscar ações para a retomada ordenada da dimensão do turismo que foi gravemente afetado pela pandemia Covid-19.

No mês de abril, amplas discussões ocorreram juntos às microrregiões da Região Uva e Vinho, estas foram base para a última reunião realizada junto ao grupo gestor da Atuaserra (grupo eleito pelos Associados para representação) realizada na segunda-feira, 04 de maio de 2020 por meio de videoconferência.

Dentro das 4 competências principais de atuação da entidade, conforme prevê o Programa de Regionalização instituído pelo Ministério do Turismo, foram traçadas as ações do plano de trabalho para apoio aos municípios no enfrentamento desta pandemia devido ao Covid-19.

Ações

No eixo de planejar e coordenar as ações, em âmbito regional e local, como primeira ação estabeleceu-se a realização deste plano de trabalho regional.

Seguindo, também se definiu que a IGR deverá articular e coordenar a retomada ordenada do calendário de eventos regional para o segundo semestre e, que os municípios deverão priorizar a realização dos eventos em espaços abertos (se possível), bem como cada represente deverá trazer sugestões de datas para a realização dos mesmos já na próxima assembleia regional.

Ainda no eixo de planejamento, falou-se de cada município buscar ou retomar a criação dos espaços abertos, como parques, trilhas entre outros. A equipe técnica da Atuaserra, composta por arquitetos, engenheiro ambiental, historiadores, museólogos entre outros irá apoiar e instruir a viabilidade destes espaços. Esta ação visa atender a demanda crescente de busca por espaços verdes e abertos.

 

Sob a perspectiva de articular, negociar e estabelecer parcerias, em âmbito regional e local, o grupo gestor definiu duas principais ações:

A primeira diz respeito ao compartilhamento de imagens e vídeos com falas positivas sobre a região, onde cada município deverá compartilhar com a IGR estes documentos ou mesmo marcar direto nas páginas das mídias sociais, dessa forma o conteúdo será replicado e aumentará o número de pessoas alcançadas.

A segunda ação visa organizar uma campanha regional para a retomada do turismo, com incentivos para que o morador local, visite prioritariamente as atrações regionais.

 

Para atender a competência de monitorar e avaliar as ações do Programa de Regionalização, em âmbito local estabeleceu-se que a Atuaserra IGR, como primeira ação deverá monitorar municípios e ações do cumprimento deste plano aqui descrito. Seguindo, deverá também monitorar a adequação dos planos municipais de turismo para enfrentamento e superação deste momento, além de estimular a busca de uma maior aproximação com as equipes de saúde de cada município.

 

Por fim, no eixo de produzir e disseminar dados e informações foi aprovado como primeira ação a divulgação do manual de boas práticas para o mailing de empreendimentos turísticos.

Também foi aprovada a aplicação de pesquisa sobre o comportamento do consumidor para o período de retomada. O site www.serragaucha.com também será alterado, visando a divulgação promocional da Serra Gaúcha.




 

Entre os participantes, a presidente da Atuaserra Sabrina Cardoso e o vice-presidente Juliano Brandalise, a diretora Beatriz Paulus, a secretária Cristiana Gaier e as assessoras, de arquitetura Paula Fogaça e de comunicação Liliane Sene Luz; o representante da Sicredi Serrana Luciano Tessaro; a turismóloga da Prefeitura de Veranópolis Gisele Martins; a turismóloga da Prefeitura de Farroupilha Marisa Poloni, a turismóloga da Prefeitura de Garibaldi Melina Casagrande, a microempresária Arlete de Césaro; o secretário de turismo de Bento Gonçalves Rodrigo Parisotto e o secretário de turismo de Nova Prata, Everson Marca.